domingo, 3 de março de 2013

Cidade Maravilhosa


  
                           (foto tirada por mim)


Apenas o terceiro post esse ano. A falta de ideias que está até escrita no post de janeiro deste ano já durou mais do que eu gostaria. Então vamos lá...

De férias do trabalho fui de viagem ao Rio de Janeiro e me impressionei.

Já tinha ido algumas vezes mas fazia muito tempo que não ia especificamente para turismo e nunca tinha ido sozinho. Então dessa vez pude ver e reparar muitas coisas que não me chamariam a atenção antigamente.

A primeira coisa que se repara, não podia ser outra senão a beleza da cidade. Cidade maravilhosa parece bastante adequado quando se está aos pés do cristo redentor, observando boa parte da cidade e da natureza que a cerca.

Rio de Janeiro que é muitos “rios” ao mesmo tempo. Pude visitar a lapa, a urca, o centrão, além da tão famosa copacabana. Vi nesses lugares, quatro caras bem distintas da cidade, desde a jovem e boêmia lapa até a calma e quase interiorana urca, onde, por sinal, moram Lenine e Roberto Carlos (e possivelmente outros famosos).  

Nem mesmo o calor úmido, que dava uma sensação de quase 50°C, atrapalhou o passeio.

Mas, infelizmente, como não podia deixar de ser nesse nosso amado Brasil veranil, não foi só essa parte boa que impressionou.

Pegando ônibus e lidando diretamente com as pessoas em diversos lugares, pude ver como os cariocas que trabalham com serviços são rudes e impacientes. Me assustei algumas vezes com respostas que mais pareciam ofensas ou brigas a simples perguntas de direção ou de preço de um produto. Vi até um estrangeiro fazendo uma cara de espanto e surpresa ao receber uma resposta que, mesmo não compreendendo totalmente, percebeu ser bastante grosseira.

Uma vergonha para a cidade que vai receber olimpíadas e que já recebe hoje tantos turistas. Por falar neles, a parte do estrangeiro não ter compreendido a resposta que lhe haviam dado me leva à outra surpresa. Mesmo o Rio, que é provavelmente a principal cidade brasileira para o turismo internacional, não está nada preparada para receber turistas. Os mesmo funcionários da área de serviços, além da “delicadeza” falada acima, não sabem se comunicar com os estrangeiros.  

Isso sem citar a já conhecida sujeira. Muitas partes turisticas do Rio são sujas demais para uma cidade tão importante.

Uma cidade que é vista no exterior como a imagem, o cartão de visitas, do Brasil, uma cidade que vai receber as olimpiadas e, portanto, vai receber autoridades, atletas e turistas de todo o mundo não podia ser assim. Mesmo sabendo como é esse nosso querido país, disfuncional, enrolado e corrupto, espera-se mais em relação a uma cidade que é vendida (pelo próprio governo) como o cartão de visitas do país.

As fotos tiradas me mostram a parte linda da cidade. Coisas que definitivamente não vou esquecer e que quero ver de novo um dia. Mas, infelizmente, na mente vem essa parte ruim e preocupante que me faz perguntar: se uma de nossas principais portas de entrada é assim, o que será que os estrangeiros pensam da gente?

Um comentário:

  1. O que será que pensam da gente...difícil responder!!!
    O Rio é lindo, sem sombra de dúvidas, mas realmente a limpeza é falha!!! E o povo pouquíssimo preparado para receber os turistas que ainda voltam, voltam...e os preços são abusivos!...
    Masssssssss...ainda amo os cariocas! E o Ridijanêro! rs

    ResponderExcluir