segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Onde isso tudo vai dar?



Há um assunto que já conversei com diversas pessoas, de diversas idades, informalmente e no local de trabalho. Esse assunto é basicamente a pergunta: Onde isso tudo vai dar?

Tendo lidado com crianças de 8 até 12 anos puder perceber que elas não tinham muito respeito e fiquei pensando até onde isso é normal da idade? Fui percebendo aos poucos, pela observação, que os pais daquelas crianças que eu achava desrespeitosas não pareciam saber muito bem sobre seus filhos. 

Pensei comigo: Será que esses pais realmente conhecem seus filhos?

Me peguei respondendo com um poderoso "não". Um "não" que me dizia que os filhos e seus pais não tinham muito contato. 

Vida Moderna

Com a rotina que a vida moderna nos impõe, trabalhamos boa parte das horas dos nossos dias, além de termos de gastar várias horas no trânsito, com trabalho feito em casa, com as tarefas do lar, com preparação para o trabalho. Pensando num pai com seus filhos seria quase metade do dia sem poder ter tempo de qualidade com os filhos. Visto que as crianças a todo tempo estão aprendendo, isso significa que são quase 12 horas em que as crianças estão aprendendo algo que não veio de seus progenitores. 

Nas palavras da educadora nacionalmente famosa Luziana Lanna, as crianças de hoje em dia são orfãs. Elas estão recebendo limites de outras fontes. Por isso há a impressão geral de que as crianças não respeitam limites, regras, pessoas mais velhas e etc. 

Imagine-se tendo um máximo de 4 ou 5 horas do seu dia com seus pais sendo que, nessas horas, eles estão exaustos de seus trabalhos ou de noites mal dormidas. E além disso esse tempo é dividido entre os filhos e o próprio casal. 

As crianças não estão tendo formação de caráter pois não tem contato com os pais. O resultado é visto todos os dias para todo lado.

Tecnologia

Some a isso o fato de que o desenvolvimento tecnológico trouxe a informação para o alcance dos dedos. A circulação da informação em altissima velocidade só piora. Não porque a internet é uma grande vilã e sim porque, com a ausência do contato com os pais, as crianças não aprendem a filtrar e selecionar essa grande quantidade de informação. Isso falando só da internet, sem falar da televisão e outros.

Escola

Junte mais um fato que é o foco da escola brasileira. A escola no nosso país foca em formar candidatos para o vestibular. Os jovens nada aprendem de leis que lhes são uteis todos os dias, educação no trânsito, na cidade e com o próximo, esportes, música, artes marciais, leitura por prazer e filosofia.

Referência

As crianças precisam de referência. Elas aprendem pelo exemplo. Quantas vezes você, pai, se viu falando não e mesmo assim seu filho fez o que foi proibido? Muitas. Ele fez porque copiou. Viu, imitou e aprendeu. A internet está cheia de informações que nem mesmo adultos conseguem selecionar bem imagine então as crianças?

Todos os humanos tem básicamente quatro fontes de referência: familia, escola, amigos e idolos. Sendo que a familia é a primeira e a base. Então junte o que foi lido acima e perceba que a familia está sumindo e a escola sozinha não consegue formar caráter. Sobra quem? Os amigos que também não tem referência, limites, respeito.... E os idolos que são peças idealizadas da midia. Poucos conhecem Lady Gaga, Justin Bieber e outros pessoalmente. A imagem deles na midia, o que falam e fazem é o que fica para as crianças. Independente do que eles são por trás da fama. 

Onde isso tudo vai dar?

Pais trabalhando demais sem tempo para educar, crianças desamparadas, orfãs, perdidas. Como vamos resolver isso e garantir um bom futuro para eles? Não acredito que vamos conseguir reduzir as jornadas de trabalho de todos. Não acredito que consigamos censurar a internet e tenho certeza que isso não seria nada benéfico para o resto do mundo.

O que vamos fazer? Colocar as crianças na escola por período integral e afastá-los ainda mais dos pais?

O futuro que se apresenta é negro se não fizermos algo para mudar essa realidade!

2 comentários:

  1. Comentários funcionando! Comentem à vontade!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir