quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Credibilidade



Hoje vou falar sobre uma coisa totalmente pertinente à minha realidade. Acho que posso chamar de credibilidade isso que os médicos, para mim, não tem mais.

Desde pequeno tenho crises de tosse que duram meses e nenhum médico conseguiu até hoje entender e dar uma solução. Em muitos dos casos a tosse é disparada pela gripe então o natural dos médicos é receitar medicamentos contra a famosa “virose”. Todos que já foram ao médico sabem que hoje em dia essa é a resposta padrão que eles tem. Ficamos então sem saber se realmente existem tantas viroses assim ou se é falta de conhecimento e interesse dos médicos com relação aos pacientes. Sou levado a acreditar na segunda opção pelo fato de muito raramente uma consulta com um médico resultar em uma solução para o que sinto. Olha que já consultei médicos quando estava simplesmente tossindo ( depois da gripe passar ).

Não só isso. Sempre senti dores pelo corpo todo desde que passou aquela época que os homens vivem de crescer muito em um ano ou dois. Essas dores nunca passaram com os esportes e quando parei de fazer atividades físicas elas não chegaram a diminuir ou mudar muito. Por quase uma década insisti que não era simplesmente dor de crescimento como os médicos alegavam. Finalmente, um médico, que já havia dado esse diagnóstico vários anos atrás, percebeu que não fazia sentido que eu, com 23 anos de idade, estivesse sentindo dores de crescimento e percebeu que eu deveria ter algo diferente.

Um encurtamento muscular provavelmente herdado da família agravado pela falta de atividade física.  Ele disse até que, talvez, atividades de impacto como corrida e futebol pudessem ter agravado meu problema se eu praticasse. Receita? Reeducação Postural Global ( RPG ). Fiz o RPG e funcionou. Nada mais de dores. A medicina foi eficiente, em termos, dessa vez.

Mesmo assim me pergunto, vista a resposta do médico e os resultados do RPG, se um pouco mais de cuidado e observação não teriam me poupado de anos de dores. Uma década de dores todos os dias em diferentes pontos do corpo. Há que se lembrar que o tal médico, quando da primeira vez me diagnosticou com “dores de crescimento”,  demorou não mais do que dez minutos para dar a “solução” do problema.

Vejo ao meu redor pessoas com problemas de saúde que não passam ou com com diferentes problemas que se alternam num ciclo sem fim e pergunto: Por Que?

Como professor tenho sentido dores de garganta ultimamente e fui consultar com um otorrinolaringologista. A consulta durou menos de 10 minutos. Nesse tempo ele me perguntou sobre o problema, olhou por alto minha garganta e nariz e me indicou um exame. Me pergunto: como os médicos podem determinar em 10 minutos todos os problemas possíveis que você tem?

Credibilidade. Como posso acreditar, quando vejo e sinto na pele a distância entre os diagnósticos e a solução para os problemas?
Cada vez mais acredito que está e sempre esteve na natureza e na nossa mente a solução de todos os nossos problemas. Difícil é colocar em prática, porque demanda uma alimentação impecavelmente saudável e uma grande quantidade de força de vontade e treinamento mental.

Felizmente ainda existem alguns poucos bons médicos por ai como um clinico geral que consulto com frequência e consultarei semana que vem. O nome dele é Anibal José Campos Pacheco. Acredito nele como não acredito em nenhum outro. Um médico que sabe muito de tudo e que, além disso, é cantor de coral. Um médico interessado em você que te pergunta todas as coisas imagináveis e não imagináveis ( até a sua profissão ele anota ).

Vendo esse médico fica a esperança que venham a aparecer mais médicos como esse e que ainda existam no futuro alguns em quem possamos confiar. Nesse meio tempo vamos nos virando na incerteza, com medo do que pode aparecer em seguida.

PS: Minha tosse só passa com xarope natural feito com medidas iguais de suco de limão ( puro ), conhaque e mel. Tomando um colher de vez em quando. Nada recomendado pelos médicos. Talvez seja essa a solução!

2 comentários:

  1. Acho que o mais importante é uma vida 100% saudável. Importante...mas tão difícil!!! Precisamos de boa alimentação, bom sono...boas vibrações. E de prestar atenção aos sinais do corpo. O corpo fala!!! E costumamos (fingir) não ouvir...

    ResponderExcluir
  2. Brunezis, estou voltando timidamente à blogosfera, será um grande prazer acompanhar suas palavras novamente. forte abraço e feliz 2013.

    ResponderExcluir